quinta-feira, 12 de setembro de 2024

As Árvores Parte 1

           Vocês conhecem "O LIVRO DAS ÁRVORES"?    

Você pode baixar o livro em PDF clicando na imagem acima, ele está em Domínio Público.

Na apresentação do livro, Jussara Gomes Gruber, explica que os professores ticuna perceberam que a escola precisava trabalhar em um plano de conservação dos recursos naturais mais específico nas áreas já demarcadas. Isso no ano de 1987. Eles decidiram dividir o material levantado em áreas específicas e publicar o primeiro livro da série, O livro das Árvores. Como resultado, este livro explica a forte e rica relação que os Ticuna têm com as árvores que formam a floresta, destacando o valor e a importância de várias espécies, principalmente as nativas, para a sobrevivência física e cultural. Embora não seja um livro de botânica, é uma memória das árvores que permite aos Ticuna lembrar o valor de cada uma delas em sua vida. Examinando as páginas, você compreende os motivos que os levam a proteger e preservar suas florestas, um patrimônio que deve ser transmitido de pai para filho como uma herança das mais belas e ricas. O livro acolhe a perspectiva dos Ticuna sobre a natureza que os cerca e lhes serve de morada, trazendo textos e imagens que sustentam suas ideias sobre o mundo real e imaginário, numa linguagem que combina conhecimentos práticos, valores simbólicos e inspiração poética. Com exceção de dois dos desenhos aqui apresentados, todos foram criados individualmente. Por outro lado, os textos são produtos de uma criação coletiva, baseada em conhecimentos de domínio também coletivos. Este livro é principalmente dirigido a crianças e adolescentes que estudam nas escolas Ticuna. No entanto, seria crucial que as crianças não índigenas em muitas escolas do país também o leiam. Elas teriam a oportunidade de conhecer os Ticuna, contemplar seus desenhos e aprender sobre a floresta amazônica com a palavra de seus antepassados.
A partir do conhecimento e leitura do livro, decidi tirar algumas fotos das árvores que fazem parte do meu cotidiano. Penso em breve incluir aqui nessa postagem alguns desenhos também.

Casa da Leitura Nair de Macedo

                                      

Uma Araucária

Tenho muita sorte de trabalhar em locais com muitas árvores. As duas imagens acima foram registradas na Casa da Leitura Nair de Macedo, local onde dou aulas de ilustração todas as quintas-feiras. O clima é sempre agradável ao longo do dia, e o canto dos pássaros confere uma beleza única ao local.

A Casa da Leitura Vladmir Kozák, onde ministro aulas todas as segundas-feiras, segue abaixo. Observe o jardim repleto de árvores de grande porte e o gramado onde podemos apenas permanecer e contemplar.


UFPR - Campus Centro Politécnico, onde faço o Aperfeiçoamento em Ilustração Científica e também colaboro com criações de ilustrações para o Departamento de Ciências Biológicas. Programa Paraná Faz Ciência junto a Fundação Araucária.


A seguir, a perspectiva da janela da sala onde trabalho em minha residência. Há uma pitangueira na frente, um araçazeiro, dois pés de limão, um de café. Também temos agora, dois novos Ipês Amarelos que a Prefeitura plantou em quase todas as ruas da região do Capão da Imbuia, em compensação aos cortes feitos nas obras da Avenida Victor Ferreira do Amaral no Tarumã.💖


A seguir, alguns desenhos que os alunos desenvolveram com a temática. No post "As Árvores parte 2".