sábado, 12 de outubro de 2024

As Árvores Parte 2

Técnicas de ilustração inspiradas pela natureza

    Após conhecer o livro O Livro das Árvores dos Ticuna, senti a necessidade de aprofundar a reflexão sobre a forte conexão entre as comunidades indígenas e a natureza, especialmente no que diz respeito à preservação das florestas e ao seu valor cultural. A leitura me inspirou a levar essa consciência para o cotidiano de meus alunos, promovendo atividades que os conectam mais profundamente com o ambiente natural ao nosso redor.



     Assim como os Ticuna, que valorizam as árvores não apenas por sua importância física, mas também por seu significado simbólico e espiritual, quis que meus alunos experimentassem essa visão durante nossas aulas. Através de atividades de observação e criatividade, incentivamos cada um deles a olhar para a natureza com curiosidade, imaginação e respeito.

    A seguir, compartilho alguns dos desenhos feitos pelos alunos, que expressam suas percepções da natureza ao seu redor. Esses trabalhos refletem a diversidade de olhares e a sensibilidade das crianças ao interagir com o meio ambiente, nos fazendo lembrar que preservar a natureza é, acima de tudo, uma forma de preservar a vida e a cultura, como os Ticuna tão bem demonstram em suas memórias e tradições.

    Duas novidades nos jardins das Casas da Leitura ganharam destaque pelos olhos das crianças:

  Esses temas são realmente incríveis! O acasalamento das borboletas pode levar as crianças a aprender sobre os ciclos de vida e a beleza da transformação nas fases das borboletas. Já o casal de curicacas pode despertar curiosidade sobre a vida das aves, seus hábitos e o ambiente em que vivem.

    O contato com ambientes naturais oferece oportunidades para a exploração do mundo de forma ativa e interativa, estimulando o pensamento criativo e o desejo de descobrir. A natureza é rica em formas, cores, texturas, sons, cheiros que despertam na criança a vontade de explorar o ambiente, assim, desenvolvem a coordenação motora e a criatividade. Além dos efeitos calmantes que ajudam a criança a relaxar e a se concentrar.

    Uma ótima oportunidade para discutir sobre ecologia, comportamento animal e a importância da biodiversidade!