domingo, 8 de outubro de 2017

Ilustrações para o livro infantil Bambi inspirado no romance do escritor húngaro Felix Salten

Artista brasileira recria Bambi em projeto de literatura no Chile







A  artista brasileira Alessandra Tozi foi uma das convidadas do projeto Viva Leer, um programa de incentivo à leitura criado no Chile por duas instituições voltadas à cultura e leitura, Copec e Fundación La Fuente. A oportunidade de participar deste projeto veio através da editora de livros chilena Ediciones Origo, que participa deste projeto. 



Dentro deste projeto, a artista Alessandra Tozi ilustrou a obra infantil Bambi inspirada no romance do escritor húngaro Felix Salten. Fraternidade e amor pela natureza são a principal mensagem desta história que já teve diversas adaptações, mas que agora foi repaginada com o traço sensível e moderno da artista. 

Neste desafio de criar as imagens da obra clássica, Alessandra conseguiu imprimir o seu traço de maneira natural e agradou em cheio tanto os envolvidos na criação do projeto quanto as crianças que receberam os livros:


"Eu senti muita alegria e prazer ao fazer esse livro. Tenho facilidade para desenhar natureza e os animais, o eu traço sempre me favoreceu nestes temas." lembra Alessandra Tozi. 

Por ser uma história clássica, o desafio de criar um novo clima com o seu traço foi maior, porém Alessandra ficou feliz em poder desenhar um clássico que ela sempre lia: " Eu estou acostumada em ler esta história ilustrada por outros artistas, por isso fazer com meu próprio traço foi sim um desafio. Dar vida aos personagens animais é sempre desafiante porque precisa ter uma sutileza para  desenhar animais com atitudes humanas, sem exageros. Eu tenho sempre esta preocupação e nesse livro não foi diferente;" completa a artista.

Projeto incentiva a leitura
O projeto Viva Leer começou em 2011 quando a Copec decidiu reforçar o seu compromisso com o desenvolvimento cultural de seu país através de uma parceria comFundación La Fuente. Como ambas as instituições possuem experiência com projetos educacionais  - La Fuente com 15 anos atuando neste setor e Copec com 75 anos -, o Viva Leer foi criado para incentivar a leitura.

No total são 21 títulos divididos em 5 coleções - Os Clássicos de Sempre; Contemporâneos, Infantis, Novelas Ilustradas e Pré-leitores.


O projeto Viva Leer está baseado em quatro pilares

1 - Doação de Bibliotecas


75 bibliotecas foram doadas para todas as regiões do Chile. Com total infraestrutura, estas unidades possuem  aproximadamente 2.000 títulos bibliográficos e é aberto para todas as bibliotecas escolares destas comunidades.


2 - Atividades Voluntárias
Os funcionários da Copec participaram como voluntários neste projeto através de atividades em diversas bibliotecas. Todas as atividads envolviam leituras e animação das histórias. 











3 - Acesso à leitura


Esta iniciativa acontece com uma promoção chamada Leitura dos Sonhos. São coleções de livros para diferentes idades, a preços acessíveis, que estão disponíveis nas estações de serviço Copec em todo o Chile.

É nesta coleção que a artista Alessandra Tozi participa ao lado de grandes ilustradores do mundo todo. Todas as obras foram desenvolvidas por escritores e acadêmicos especialistas com  objetivo de tornar os títulos mais atraentes e acessíveis para as diferentes faixas etárias.

4 - Leitor em desenvolvimento
Este programa tem um site próprio e foi criado para ajudar quem quer começar a ler e compreender melhor este universo. 



--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Serviço:
BAMBI
Autor: Felix Salten
Adaptação: 
Ilustrações: Alessandra Tozi
Agenciamento: O Agente Literário
Editora: Origo Ediciones 

Aroldo Antonio Glomb Junior   Assessor de Imprensa